primeira cidade: chicago


talvez alguém se ofenda com o que eu vou dizer, mas chicago é uma nova york melhorada. pelo menos arquitetonicamente falando. a cidade foi destruída por um incêndio em 1876 e seus governantes tomaram como desafio reconstruir tudo do zero, muito maior e melhor. achei que iria ver muitas alusões sobre máfia e al capone, mas o passado criminoso não é exatamente motivo de orgulho pra cidade. [engraçado que na califórnia, ao contrário, parece haver um verdadeiro culto ao "scarface lifestyle"].

um dos símbolos de chicago é uma gigantesca escultura do anish kapoor [de quem vimos uma exposição incrível no ccbb há alguns anos] chamada névoa. parece um grão de feijão em grande escala, tão polido que vira um espelho para os arranha-céus e para os turistas que se divertem tirando fotos de todos os ângulos.

aliás, todo o millennium park, é demais. em geral não sou chegada à arquitetura futurística, mas em chigago tudo foi tudo muito bem executado e o resultado é uma cidade que mistura velho e novo com naturalidade. a cidade serviu de inspiração para a gotham city, e aqueles trens suspensos que se vê no batman são na verdade o "loop", um esqueminha inteligente de transporte urbano, onde as linhas vindas dos 4 cantos se interligam no centro da cidade.

passeios imperdíveis em chicago:

além do millenium park, vale a pena dedicar algumas horas ao chicago art institute, que é praticamente do lado. o acervo é respeitável e o restaurante ótimo.

john hanckok center – um observatório onde você sobe 94 (!!!) andares e vê a cidade inteira lá de cima, incluindo a enseada sexy do lago michigan.

magnificent mile – foi uma tentativa dos arquitetos e engenheiros que reconstruíram chicago de imitar os boulevares de paris. os prédios são absolutamente esquisofrênicos, cada um em um estilo – gótico, moderno, neoclássico, rococó, com inscrições egípcias e por aí vai. mas isso torna o passeio mais divertido e eles se integram entre si. nessa parte da rua ficam várias lojas de marcas conhecidas e de luxo.

não fomos a nenhum musical em nova york, mas assistimos jersey boys na broadway de chicago. a peça é sobre o four seasons, um grupo que fez sucesso nos anos 60 [nunca tinha ouvido falar, mas entre outras eles lançaram "can't take my eyes off you"].

em poucas palavras, chicago é uma cidade enorme, bonita, limpa e organizada marcada pelo contraste de velho e novo, natureza e construções. voltaria com certeza, principalmente pra ir a um bar de blues já que todas as tentativas dessa vez foram malogradas.

Nenhum comentário: