você descobre que a idade chegou quando:

não tem mais aquela facilidade pra aprender uma língua nova. antes era fácil, eu ouvia, nem precisava praticar muito, já estava íntima da língua. e mesmo sem fluência nem nada, saía por aí tagarelando sem pudor. agora é tudo mais difícil. as palavras me escapam, me vêm em outras línguas, me vêm em forma de um branco colossal. anoto traduções em um caderninho, anoto a mesma coisa mil vezes, um segundo depois, já esqueci.

sua bancada começa a ficar abarrotada de cremes de todos os tipos. é anti-rugas, hidratante com filtro solar, creme para a área dos olhos, luvas de silicone, gel esfoliante, body milk e sabe-lá-mais-o-quê. sem contar que passar corretivo antes de sair de casa agora é básico , uma coisa assim, tão necessária quanto escovar os dentes.

ficar em casa no sábado à noite passa a ser uma excelente opção. há uns 10 anos eu podia sair de segunda a segunda e não reclamava de trabalhar no dia seguinte. e saía sério, de beber bastante e chegar em casa de madrugada. depois de um tempo as saídas passaram a se concentrar no espaço de tempo do fim de semana, começando em geral numa quinta ou na sexta. já hoje em dia se não tem nada marcado eu dou graças a deus e fico em casa de bom grado.

não se conforma com a reforma ortográfica. até tentei me adaptar, aboli a trema, chego a cortar uns acentos aqui, outros ali. já nem faço mais cara feia quando vejo apoio e ideia sem seus respectivos agudos. agora, por favor, não me façam engolir esse malalgumacoisa ou bemalgumacoisa junto porque isso não dá. malsucedido? benvindo? que porra de palavras são essas? desculpe, eu desconheço.

seu corpo começa a dar sinais da degradação. tem acontecido comigo e eu estou me sentindo humilhada com esse sintoma tão absurdo e precoce da senilidade: meu joanete dói quando faz frio! sério, nas últimas férias comecei a sentir essa dor, mas fingi que não era nada. botei a culpa no all star e segui meu caminho. de volta, cheguei a sentir algumas fisgadas no pé e continuei ignorando. só que agora o inverno chegou de vez e eu sinto essa dor infernal quase todo dia. podia ser dor de qualquer coisa, queda de cabelo, cabelo branco, artrite, osteoporose, mas numa boa, dor no JOANETE ninguém merece! é ou não é a prova cabal da decadência do ser humano?

Nenhum comentário: