insoc (!)

como todo mundo sabe, eu não saio mais porque estou velha. e todo mundo sabe também que eu sou um poço de contradições. daí que eu fui no show no information society e foi uma das coisas mais divertidas que eu podia ter feito.

primeiro é preciso situar information society: o information society, insoc para os íntimos, foi uma banda que fez sucesso de meados dos anos 80 até o início dos 90. ou seja, basicamente durante toda a minha adolescência. naquela época (eu acho) não existiam tantas variações pros ritmos da moda como existem hoje (trance, psy, drum'n'bass, sei-lá-mais-o-quê), então acho que o tipo de música que eles faziam era considerado dance ou pop e, mais precisamente, era o que embalava nossas festinhas. os sujeitos usavam uns cabelos espetados e se apresentavam de patins. mas o curioso mesmo é que eles eram o tipo de banda que só fez sucesso no brasil. sendo aqui provavelmente o único lugar da face da terra onde conseguiam ganhar algum trocado, eles fizeram shows do oiapoque ao chuí, inclusive em cidades que nunca tinham tido em sua história uma atração internacional. por isso, é bem possível que os membros da banda estivessem duros ou precisando de algum afago pro ego quando resolveram voltar ao brasil e fazer shows depois de tantos anos.

o fato é que o show foi uma boa surpresa. chegando no lugar eu farejei, positivamente, um ar de "festa estranha com gente esquisita". gente da minha idade ou mais velha que eu que deve ter deixado os filhos com os avós e saiu pra curtir a noite e relembrar os velhos tempos. pouca gente com "cara de zona sul", porque as pessoas da zona sul são cool demais pra admitir que gostaram um dia (e ainda gostam) de information society. e foi justamente um tipo de música diferente, leia-se diferente de sambinhas e afins, que me fez sair de casa porque, numa boa, já estou cansada das opções da noite carioca.

por um lado tenho um pouco de preconceito com gente que vive presa ao passado e respira nostalgia. dos tipos que só frequentam festas anos 80. acho que uma vez ou outra, tá bem, mas o sujeito só ser capaz de se divertir se entrar num túnel do tempo é meio demais. por outro lado, entrar no túnel do tempo às vezes pode ser bem legal. e eu entendi perfeitamente a catarse coletiva que aconteceu no show do information society. os caras tocaram todos os sucessos da época (que não eram poucos) e o povo foi ao delírio. no final, todo mundo queria bis, mas o vocalista disse humildemente "a gente não tem mais nenhuma música..." e o show terminou elegamentemente.

o ponto alto, claro, foi quando tocaram running. quem conhece, favor me dizer, em que outro contexto uma pessoa com mais de 30 anos, que não frequente o maracanã, tem a possibilidade de gritar a plenos pulmões "vai tomá no cu"* em coro com a multidão? não-tem-pre-ço!

*"now i don't want to play games with you (vai tomá no cu!)/but i don't know what to say to you (vai tomá no cu!)/the digits change so slowly now/i'm going it alone..."

Nenhum comentário: