manjericão & alecrim

dia desses eu fui na cadeg com juca e sua amiga muito simpática. programinha que, aliás, quero repetir. que delícia passar a manhã de sábado namorando flores, frutas e todo tipo de iguarias e depois parar para comer, tomar uma cerveja (que naquele dia não tomei por estar de dieta pela centésima nona vez), e ver o povo dançando danças portuguesas.

pois voltei pra casa carregando frutas mil, aspargos frescos e dois vasinhos: um de majericão e o outro de alecrim. minha primeira horta. nunca imaginei ter um empreendimento agrícola, apesar de a minha família vir "da roça". achei que as plantinhas não iam vingar. procurei no google sobre "como cultivar manjericão". folheei a coleção de casa cláudia pra ver se tinha alguma luz. rega muito? rega pouco? rega todo dia? então lembrei do meu pai.

lá pelos anos 80 entrou na moda um negócio chamado "silva mind control" (tá, o nome é bizarro) que consistia em o sujeito desenvolver os poderes do pensamento coisa e tal. e meu pai entrou de cabeça em um grupo. aí tinha uma experiência que era o seguinte: você pegava dois tomates, um deles você xingava, maltratava, falava coisas horríveis. é, pro tomate. o outro você tratava igual um bebê, chamava de querido, fazia carinho, etc. e o incrível é que o tomate relegado apodrecia rapidinho e o tomate mimado durava um tempão. era impressionante.

daí que eu comecei a falar com as minhas plantas. bom dia, lindinha, tudo bem? oi queridas, chegou a hora da rega, oi fofinhas, vamos tomar um banhinho? o manjericão já quase dobrou de tamanho e o alecrim tá lá firme e forte. o cônjuge acha esquisito isso de tratar com carinho uma coisa que você vai comer no dia seguinte, mas eu repliquei que ele faz o mesmo comigo. estou amando essa vida rural e tenho planos de fazer uma expansão pra outras culturas: tomilho, cebolinha e por aí vai. boa desculpa pra voltar na cadeg.

Um comentário:

Malu disse...

Que legal!!
Tb tenho manjericão e alecrim aqui, trouxe da roça! :o)
Arruda, alfazema e orégano! Adoro! Tb falo coisas bonitas pras plantinhas daqui, elas gostam bem!
beijo Mari.