tia vera

hoje me despedi da tia vera, uma tia muito querida da minha família por parte de pai. foi triste, como sempre é triste, mas por outro lado eu só me lembrava do nosso último encontro, numa noite tão agradável de verão.

deve fazer umas três semanas, quase na véspera da sua operação. era o aniversário de uma outra tia, irmã do meu pai, comemorado em um restaurante na tijuca. acho que era terça-feira. os irmãos estavam reunidos, mais minha prima, meu primo e os respectivos. eu compareci com a minha mãe e o cônjuge. tia vera disse que eu estava bonita e, como sempre fazia, falou que meu rosto lembrava o da minha prima, sua filha, "só que mais moreninha". ela também estava bonita, elegante com um vestidinho alegre e colorido que eu elogiei. ela contou orgulhosa que tinha sido presente do filho mais velho, que ganhava muitos presentes dos filhos, "é roupa, é sapato!...". vaidosa e jovial, tia vera. generosa e atenciosa, levou presentes pra todas as mulheres da mesa. me deu um par de argolas, que desde então quase não saíram mais da minha orelha. depois do jantar, ela pediu banana com açúcar e canela. não sei se meu tio ensaiou alguma reação, porque costumava regular o que ela comia, em prol da silhueta enxuta da mulher (e provavelmente da sua saúde também). mas ela não se negou esse prazer, e se deliciou com a sobremesa.

saí daquele prosaico encontro familiar toda feliz por ter participado. sabia que em outra fase da minha vida talvez tivesse ficado trabalhando até mais tarde ou teria alguma desculpa pra não aparecer. mas naquela noite dei graças a deus por ter entendido o valor desses pequenos encontros e por ter feito questão de ir. é que hoje em dia, dentro do possível, tenho feito de tudo pra não deixar a vida cotidiana atropelar a vida real, ou seja aquela que não existe apenas pra ser vivida, mas convivida. porque só quando a gente compartilha as alegrias é que consegue suportar melhor quando chega a hora da tristeza. foi a última vez que vi tia vera. ainda bem que ela comeu a sobremesa.

Nenhum comentário: