o paradoxo da pipoca rosa (ou pipoca rosa experience)

a pipoca rosa é um dos adventos mercadológicos mais formidáveis de todos os tempos. "tostines vende mais porque é mais fresquinho ou é frequinho porque vende mais" e "é impossível comer um só" são apenas falácias publicitárias diante da genialidade da pipoca rosa. para quem não sabe pipoca rosa é uma pseudo-pipoca açucarada, que não é rosa, é branca mesmo, mas é chamada assim por causa da sua embalagem, um saco mequetrefe cor-de-rosa translúcido. ela pode atender por nomes singelos como "come-come" ou "frank", mas no fundo a marca pouco importa.

o que torna a pipoca rosa um case de sucesso é o fato de ela ser viciante. e ela é viciante justamente por causa do seu paradoxo. o paradoxo da pipoca rosa é o seguinte: nem todas as pipocas do saco são boas, ou seja, crocantes e açucaradas. de fato, a grande maioria das pipocas de um saco são muxibentas e sem gosto. funciona assim: você come uma pipoca boa, então come outras dez ruins na esperança de achar outra boa, e nessa brincadeira você comeu o pacote todo. é um vício como o de drogas ou jogo, em que se fica repetindo um comportamento em busca de uma recompensa experimentada anteriormente.

eu já tentei desenvolver uma técnica de identificar apenas as pipocas boas e descartar as ruins mas, além de não ter funcionado, parece que faz parte da experiência comer as ruins também. sempre me pergunto por que os caras não fazem um pacote só de pipocas boas, mas eles não nasceram ontem. se 100% das pipocas do pacote fossem boas, provavelmente as pessoas ficariam enjoadas e o vício deixaria de existir. seria o fim do paradoxo. marketeiros de plantão: lembrem-se do exemplo da pipoca rosa na hora de criar um novo produto. é sério.

4 comentários:

Nathalia disse...

Nas minhas andanças pela internet acabei caindo aqui. Feliz coincidência... Adorei o post e a maneira como escreve. Parabéns!

PS: Acho que você acaba de ganhar uma leitora assídua...

Thiago disse...

Mari,

Eu nunca tinha pensado nisso!
Muito Bom, agora tudo faz sentido na minha vida =D
Jardinzinho tomou um banho de mangueira e ficou bem mais florido e psicodélico.Já botei nos meus favoritos. Genial!

Anônimo disse...

hahaha vim parar aqui justamente pq estou comendo uma dessas pipoquinhas, a minha por sinal tah o pacote inteiro ruim salvo pequenissimas exceções, td que vc falou eh verdadee rsrss
ah e sobre as que tem umas coisas pretas dentro? ill!
descarto todas kkk
amei o post
^^

Juliana disse...

Eu queria um saco soh com as boas... XD

Mas eh vdd...a gente come o pacote todo procurando as mais docinhas.....

O Blog ta Lindo ! Parabens !