depender de alguém x contar com alguém

se eu fizesse uma enquete perguntando “é preferível não ter que depender de ninguém a ter que depender de alguém?” é provável que a maioria das respostas fosse “sim”. isso porque é comum ouvir “eu detesto ter que depender de fulano pra fazer isso ou aquilo”. depender de alguém lembra impotência, fragilidade, imobilidade, enfim, algo negativo. dependência é o contrário de independência, e independência é um atributo muito valorizado nos dias de hoje. a impressão é só os independentes são livres e felizes e, afinal de contas, lutar por independência quase sempre é visto como uma causa legítima.

concordo que depender de outra pessoa pode ser muito desagradável como, por exemplo, quando você depende financeira ou hierarquicamente de alguém. ou então quando você tem algum outro tipo de limitação e precisa que outra pessoa faça algo que você não consegue sozinho fazer como, por exemplo, consertar uma geladeira com defeito, resolver um problema burocrático ou enxergar o número do ônibus com miopia. vou chamar essa dependência de circunstancial e delas não se pode fugir.

teoricamente não se pode fugir facilmente de uma dependência senão o nome não seria esse. mas acredito na existência de um outro tipo de dependência “do bem”, que vou chamar de afetiva. esse tipo de dependência não tem nada a ver com relacionamentos neuróticos mas sim com o fato de saber que se pode contar com o outro porque existe amor envolvido.

minha primeira dependência desse tipo aconteceu antes do meu nascimento em relação à minha mãe. depois que eu vim ao mundo continuei dependendo dela para realizar todas as minhas funções vitais. e ela nunca pediu nada em troca porque esse é o princípio básico da incondicionalidade do amor. mais tarde, aprendi a andar, a falar, a comer sozinha e a me relacionar com outras pessoas. mas o amor ainda está lá, e eu continuo dependendo dela de outras formas. nesse sentido acho que depender de alguém também pode ser entendido como contar com alguém.

dependo da minha mãe, dependo do sorrisinho do pipe, dependo do meu namorado, dependo dos meus amigos e sei que posso contar com todos eles. prefiro depender de alguém do que não poder contar com ninguém. e espero que possam também depender de mim enquanto eu puder ser alguém com quem se pode contar.

3 comentários:

Unknown disse...

Amora,

Pode contar comigo!

Love you!

Bjocas

Anônimo disse...

maricota
entrei no seu jardim hj pela primeira vez (a coincidência é q sonhei com jardim essa noite e fui direto na varanda qdo acordei olhar minhas flores). adorei seu texto. tb sou dependente e adoro saber q posso contar com os outros :)
te adoro
beijocas
dartinha

zouzou e elas disse...

oi maricota
entrei no seu jardinzinho pela primeira vez hj (a coincidência é q hj sonhei mto com jardim e na hora q acordei fui direto pra minha varanda ver minhas flores). adorei seu texto. :)
te adoro
beijocas
dartinha