ainda o pan...

por que os atletas cubanos usam uniformes da adidas?! já não se fazem mais cubas como antigamente...

***

manchete do extra de hoje: "comitê olímpico americano arrasa com o brasil". isso porque fizeram um guia de sobrevivência para os atletas alertando sobre os perigos do rio. a materiazinha, muito tendenciosa por sinal, diz que (absurdo!) os americanos advertem seus atletas sobre os perigos da cidade, que podem acontecer a qualquer momento já que a polícia não cumpre seu papel. isso por um acaso é mentira? fala sério, né? pra mim o único exagero do tal manual foi aconselhar os atletas a andarem de sapato na praia. americanos não são santos, mas convenhamos que esse guia nada mais é do que um retrato da triste realidade dessa cidade entregue à bandidagem.

***

aliás, a grande gafe do comitê olímpico dos eua não foi essa, mas a história do "welcome to congo". gafe com o congo, evidentemente. não entendo essa auto-imagem supervalorizada que o brasileiro faz de si. ficamos ofendidos por termos sido comparados com um país da áfrica, que imaginamos ser muito pior que o nosso e do qual não sabemos absolutamente nada. uma atitude tão etnocêntrica quanto a dos americanos...

mas o mais constrangedor mesmo foi o caldeirão do huck que resolveu prestar uma homenagem ao congo (?) e botou um sujeito vestido de orangotango (?????????) para passear pela rua. não sei o que saiu pior, o soneto ou a emenda.

***

a grande verdade é que esse negócio de misturar gentes de tantos países e culturas distintas em um lugar só não pode dar certo mesmo. não é à toa que esses grandes eventos como jogos panamericanos, olimpíadas, copa do mundo, etc., não duram mais de um mês. se passasse disso, o mais provável era acontecer uma catástrofe diplomática capaz de terminar em guerra nuclear.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obaaa!

Achei o endereço no seu fotolog.
Li tudo e virei fã!

Mt sol no seu jardinzinho. :)

Bjoooos