if you're going to san fran-cis-co



[esse relatório de viagem já tá ridiculamente demorado, mas vamos lá!]

a chegada em são francisco foi meio conturbada porque já estava em cima da hora de devolver o carro e a gente conseguiu se perder um pouco até chegar na locadora, mesmo com o santo gps. finalmente nos instalamos no hotel, ótimo, uma cama incrível, roupão, tudo lindo e cheiroso, um luxo só.

[aqui um parêntesis pra falar de um dos melhores adventos dessa viagem: priceline.com que enterrou de vez a era de ficar em muquifos. pelo menos onde houver priceline. foi um enorme upgrade na nossa carreira de viajantes e não pretendemos mais viajar sem. funciona assim: você escolhe a cidade, a área onde quer ficar e o número de estrelas que quer o hotel. aí no melhor estilo casas bahia, diz quanto quer pagar e lança uma oferta. se algum hotel aceitar sua oferta, sua reserva já está feita. se não, você tenta novamente com um valor um pouco mais alto. ou seja, você não escolhe o hotel, o hotel é que te escolhe. e nada de cancelamentos e trocas de dias, reservou, já era. ficamos com um pouco de receio porque por ex. reservamos um hotel quase 5 estrelas em nova york por 125 dólares, ou seja, uma verdadeira pechincha, achamos que poderia ser alguma roubada. mas no final deu super certo e a gente acabou ficando em hotéis ótimos a preço de 1 ou 2 estrelas. vale MUITO a pena!]

o primeiro passeio foi de bondinho (cable car), até o fisherman's wharf, com uma paradinha na "rua mais sinuosa do mundo", lombard street. andamos bastante pela área até o sol se por. não achei que na ensolarada califórnia fosse fazer mais frio do que em chicago, mas o vento em são francisco de fato não é brincadeira e eu quase congelei várias vezes lá. nesse dia a gente tava tão cansado que acabou jantando no restaurante do hotel, mas até que foi uma boa opção.

no dia seguinte a gente acordou bem cedo, pegou o bonde para o fisherman's wharf de novo e pegamos o barco pra fazer o passeio de alcatraz, o famoso presídio que foi desativado. quer saber? achei bem legal, o áudio-guia, as instalações, tudo. na volta almoçamos por lá no boudin, um típico clam showder no pão sourdough (nada demais). de tarde desistimos de ir a sausalito e resolvemos andar mais pelo centro da cidade, ir até o castro, haigh-asbury e alamo square, já não lembro mais em que ordem. só sei que no fim da tarde a gente foi parar no de young museum, que fica no golden gate park, onde estava tendo uma exposição temporária sobre a influência da música na trajetória do andy wharhol. adoramos, vimos fotos da fábrica, capas da revista que ele editava, entendemos melhor o seu mundinho pop. e de noite jantamos no burburinho da north beach (perto da chinatown, little italy e financial district). o restaurante era o panta rei, a comida era boa, nada de excepcional, e o lugar muito barulhento. .

amanhecemos para mais uma aventura gastronômica: o café da manhã do dottie's true blue cafe. assim como no episódio do cachorro quente em chicago, me perguntei de novo que cacete tava fazendo ali, porque era uma fila absurda e o lugar minúsculo. quando chegou a nossa vez o meu mau humor já estava reluzente, mas nada que panquecas, ovos, bacon, geléia, café quentinho e salada de frutas não fossem capazes de curar. sim, acho que o lugar merece a fama, pra quem gosta de "breakfast" tradicional, ou seja, coisa séria. saí rolando e bem humorada. demos um passeio pelo chinatown, bem mais interessante/bonito que o de ny e andamos até o farmer's market no ferry's building. poxa! que pena que só conhecemos o melhor lugar de são francisco no último dia, ainda por cima com a barriga tão cheia que não conseguíamos pensar em provar as fabulosas iguarias que estavam sendo vendidas ali. ficamos maravilhados rodando feito moscas pelas barraquinhas de comida até que todas fecharam. taí um lugar pra se voltar com muita calma e estômago vazio. e depois andamos, andamos, e andamos por bairros que eu já não me lembro mais o nome, alguns residenciais, outros nem tanto. paramos pra comer rápido num tailandês em uma ruazinha fofa e partimos pro hotel pra pegar as coisas e rumar pro aeroporto.

Nenhum comentário: