barcelona :: domingo, segunda e terça

(resumo do resumo dos dias em barcelona)

domingo

dia todo de chuva. pegamos o funicular até montjuic para a fundació miró. não deu pra conhecer a área por causa da chuva. descemos até o palau nacional/mnac, só deu tempo de ver uma sala (do período românico) porque o museu, que é gigantesco, fechava às 2:30 no domingo. tentativa frustrada de almoço no los caracoles. mau humor de fome, volta pra casa. à noite fomos encontrar c & r, nossos amigos vindos de paris. finalmente conseguimos jantar no los caracoles, finalmente paella. depois, passeio nas ramblas até o port vell.

***

museu miró: exposição muito interessante, o tema era a nova china. acho que essa exposição esteve já no ccbb. a curadoria foi eficiente, conseguiu pinçar obras de diferentes artistas e distintos meios e formas de expressão, mas que no todo fizeram um sentido. exposição vertical sobre o tema.

coleção miró: assim como no picasso, horizontal, conta a trajetória do artista. muita vida, principalmente quando paradoxalmente ele já estava nos últimos anos. gostei muito de uma foto sua, já bem velho, mas com um sorriso e um olhar cheios de vivacidade. um artista não se faz do dia pra noite. lembrei tanto da minha irmã, que teria adorado. aliás, acho que ela vai adorar barcelona. não sei explicar muito o que faz a gente gostar dessa ou de qualquer cidade, porque a opinião vai ser invariavelmente subjetiva e única. de barcelona pode-se falar da arquitetura. acho pouco, mas também não consegui encontrar as palavras certas para dizer o que me fez gostar daqui.

bcn (25/05) - 23.109 passos

***

segunda

encontro com c & r de manhã. catedral, gótico, passeig de gracia - prédios incríveis. visita à casa milá (ou la pedrera) de gaudí. mais um contato de perto com esse arquiteto iluminado. almoço bem honesto (bufet de saladas e pratos quentes + sobremesa + bebida + café = 8.95) na rambla catalunya. m. encontra com a gente, vamos ao parc guell. lindo e merecidamente cheio de turistas. volta para praça catalunya. queijos & vinhos em casa com nossos anfitriões.

bcn (26/05) - 18.418 passos

terça

sagrada família de manhã. de babar. almoço bem bom, bonito e barato no la fonda com c& r. montjuic de novo à tarde, dessa vez com sol. castelinho, teleférico, vila olímpica. aproveitamos para ver o restante do mnac. a parte do modernismo é a melhor, valeu pelos móveis e acessórios da época e por três telas do picasso. descemos e fomos direto para o inopia, um bar de tapas famosinho. bom demais. fim de tarde (às 20:30) na barceloneta.

bcn (27/05) - 28.044 passos

***

resultados das explorações de comidas exóticas e/ou locais de barcelona:

cava - espumante daqui
jamón serrano = presunto parma
fuet - tipo um salame branco por fora
butifarra - tipo uma linguiça
batatas bravas - fritas com uma salsa picante
fideuá (prato típico da catalunha) - macarrãozinho bem fininho com um molho escuro, lulas (segundo meu anfitrião deveria ter mais mariscos) e uma salsa de alho que você mistura um pouco no prato
bocadillo - sanduiche - ok, esse é normal, mas o de butirarra com cebolla da champanheria era simplismente sensacional
croquetas - no inopia elas competem sério com os salgados do bracarense.
bomba - tipo uma coxinha recheada de carne com salsa picante
pan con tomat - pão com bastante azeite e tomate ralado
xocoa - loja "gourmet" de chocolate
suco rosa de uma fruta exótica rosa com uns "espinhos" e coco - tomei na boquería por 1 euro

saudades e malas prontas para a próxima parada.

2 comentários:

Unknown disse...

Ah, morinha, q bom q vc tá escrevendo... Hj fiquei com saudade e liguei, mas tava na caixa postal...
Depois nos falamos!
Bjocas jocas e aproveitem!!!

Anônimo disse...

Os relatos estão ótimos... não pára não!
Beijos, aproveitem bastante!