quando eu crescer, quero ser antropóloga

para entender as pequenas diferenças culturais entre os povos, que fazem toda a diferença. ontem, num chope com uma amiga que mora em londres, estávamos discutindo algumas delas.
minha amiga sustenta a tese de que a depilação "brazilian" não cola lá porque as inglesas são muito contidas. ela diz que não consegue imaginar certos diálogos entre depiladora/cliente, bastante comuns aqui no brasil, por causa dessa suposta privação da intimidade dos ingleses. se aqui se ouve com muita naturalidade "vai fazer com calcinha ou sem?", "querida, me ajuda a abrir o bumbum, por favor", "qual formato você vai fazer, meu amor?" das depiladoras que desfrutam mais da nossa intimidade do que namorados e ginecologistas, enquanto executam seu nobre trabalho comentando a novela do dia anterior, na inglaterra a cena é impensável. por outro lado, as inglesas não têm vergonha de se despir em público, seja no banheiro da academia ou tomando sol nas praias e parques. e, se elas entornam uns pints além da conta, o que é bem freqüente, arrastam o primeiro que vêem pela frente e levam pro abate ali mesmo (no banheiro das boates, por exemplo). e ninguém tem nada a ver com isso.
as calcinhas são outro caso interessante. como se sabe, na europa inteira só se usa calcinha fio-dental. flagrar alguém pagando calcinha fio-dental é ter uma visão do inferno. o que para nós é um pouco grotesco, lá é normal. inclusive, eles defendem o uso desse tipo de calcinha porque dizem que ela é mais discreta e não marca a roupa. o que eu não sabia era que para os ingleses, a nossa calcinha, "normal" (nem fio-dental nem calçolão), pelo fato de geralmente marcar na roupa, é considerada vulgar!
sem fazer julgamento de valor destas questões enigmáticas, eu acho diferenças assim muito interessantes. o mundo ia ser chato se fosse todos fossem iguais. e deus não deixou de ser sábio quando fez essa distribuição de caretices e porra-louquices entre os povos, porque só ela garante o equilíbrio universal.

[taí, se não entendo os fenômenos culturais sob a ótica antropológica, pelo menos encontrei uma explicação mística satisfatória pras idiossincrasias do ser humano!...]

Nenhum comentário: