desmemoriada

de-tes-to quando não consigo lembrar de alguma coisa e fico só com peças soltas de um quebra-cabeça vagando pela minha memória. como o que a gente sente quando não sabe de onde conhece fulano mas lembra de algum detalhe desconexo sobre o fulano em questão, que nunca é suficiente para fazer a ponte. por exemplo, uma vez eu vi uma mulher em mauá que eu tinha certeza conhecer de algum lugar e me ocorreu que o nome dela era mônica. só não conseguia descobrir de onde era a tal mônica. para meu grande alívio, um tempo depois lembrei que ela tinha sido minha professora. se não é o nome, às vezes eu tenho o sentimento de ter convivido muito com a pessoa, outras eu relaciono o sujeito com alguma situação específica e vou tentando puxar os fios pra ver se monto o quadro todo na cabeça. geralmente é angustiante e, pior, não vou ganhar nada pela lembrança, ou seja, o melhor é deixar pra lá, mas quem disse que eu consigo?
agora mesmo estou passando por isso. sabe lá por quê, do nada me bateu na cabeça uma "cena" de um livro que eu li, um homem (?) se hospeda em uma estação de repouso (?) e conhece uma mulher e sua filha. acho que ficam amigos. acho que dão um passeio. talvez a filha seja um pouco mimada, acho que ela é doente e meio temperamental com a mãe. sei que esse é só trecho secundário do livro, não é a passagem principal dele (provavelmente por isso a minha dificuldade de lembrar o nome). não sei em que época se passa a história. tenho a sensação que o autor é europeu, talvez alemão, francês, ou russo. ou a história acontece em algum desses lugares. talvez o trecho esteja escrito em formato de carta...isso é tudo o que eu consigo lembrar e estou há horas tentando puxar na memória mais detalhes pra saber de que livro se trata. já fiz a lista dos livros que eu li em 2007 e o trecho não tem nada a ver com nenhum deles. o mais perturbador é que eu consigo "visualizar" a "cena" que eu criei enquanto lia aquilo! a nossa cabeça (ou será só a minha?) é bem estranha... acho que não vou dormir essa noite. será que eu li isso num livro mesmo? será que eu sonhei? socorro, alguém me ajuda!

Nenhum comentário: