balanço literário

também gosto de fazer uma retrospectiva do que eu andei lendo. fiquei com a impressão de que eu li mais em 2006, mas posso estar esquecendo um livro ou outro na lista...

- grande sertão: veredas de guimarães rosa - que susto de livro, que beleza. merece ser lido várias vezes, provavelmente com descobertas novas a cada vez, mas eu acho que ainda não estou pronta pra começar a reler livros.
- a vida como ela é de nelson rodrigues - nunca tinha lido nada dele de fato. gosto dos nomes dos personagens, dos diálogos, da gíria da época. achei um pouco repetitivo, mas valeu a pena.
- assessora de encrenca de gilda mattoso - divertido, leitura fácil com histórias divertidas sobre os grandes nomes da mpb. é mais leve, mas o noites tropicais é melhor. o ponto alto são as histórias envolvendo o vinícius, de quem ela foi a última mulher e o joão gilberto.
- a imortalidade de milan kundera - sou suspeita pra falar do meu atual autor favorito. as sacadas dele me deixam tonta. esse livro é um tico mais filosófico e a história é mais picotada do que a dos outros romances dele. ainda prefiro a brincadeira e a insustentável leveza do ser, mas esse também é *muito* bom.
- mentiras no divã de irvin d. yalom - fiquei um pouco decepcionada. o livro me pegou, mas o romance não me acrescentou nada, fora a distorção do que ele chama de psicanálise.
- uma casa no fim do mundo de michael cunnigham - definitivamente não foi o ano dos americanos. esse é do mesmo autor de as horas, mas não chega aos pés.
- vale tudo: o som e a fúria de tim maia de nelson motta - terminei de ler esses dias. adorei, devorei, morri de rir. inacreditável que tudo isso tenha acontecido com uma pessoa de verdade!

se eu lembrar de mais algum, acrescento.

Nenhum comentário: