o paradoxo do guarda-chuva

eis um objeto hediondo, o guarda-chuva. a grande razão para odiá-lo consiste em não terem inventado nada melhor, ou seja, ruim com ele, pior sem ele. se existisse algum substituto para o guarda-chuva, ele saíria da categoria de objeto detestável para ser apenas desprezível. mas como não conseguiram, em pleno século XXI, criar uma alternativa a ele, somos obrigados a conviver com sua existência.

você deve estar pensando, por que um inocente guarda-chuva, sendo a melhor opção disponível nos dias chuvosos, é capaz de suscitar tanta cólera? ora, por vários motivos! vamos aos fatos:

- o primeiro deles, como falei, é justamente o fato do guarda-chuva ser a melhor opção disponível. isso me faz lembrar como somos limitados, nós humanos: capazes de ir à lua, mas incapazes de criar uma película impermeável transparente, acionável ao toque, que proteja da chuva, ou coisa que o valha. o que, a propósito, seria muito mais útil do que andar flanando galáxia afora...

- porque, estamos de acordo, um guarda-chuva faz tudo, menos proteger da chuva. ele pode impedir que alguma parte do seu cabelo e da sua roupa se molhe, mas certamente seus sapatos, seus braços, sua bolsa ou mochila não escaparão incólumes.

- se a chuva for de vento então, não só o guarda-chuva será totalmente inútil, como te exporá ao ridículo porque vai virar ao contrário, te carregando junto com a ventania, em uma cena digna de piedade.

- fora isso, eles não passam em lugares estreitos e, em ruas cheias, podem causar cegueira e outros estragos.

- o guarda-chuva inutiliza uma mão e limita seus movimentos. não invente de falar no celular segurando um guarda-chuva. ou melhor, não invente de fazer nada, caso contrário as chances de acontecer um acidente são altas.

- dividir um guarda-chuva é a maneira mais eficaz de deixar duas pessoas molhadas.

- quando você vai para um lugar coberto e finalmente fecha o guarda-chuva, fica sem ter o que fazer com aquela coisa molhada e pingando e deseja se livrar daquilo o mais rápido possível.

- se a chuva passa você simplesmente esquece que ele existe e larga o guarda-chuva onde estava: no cinema, no restaurante, no ônibus ou qualquer outro lugar.

- o tempo está estranho e você coloca o guarda-chuva na bolsa, por precaução. então, abre um sol de rachar e você passa a semana inteira andando com aquele trambolho pra cima e pra baixo se achando o pior dos manés. aí, num arroubo de atitude você cansa de ser otário e resolve tirar o guarda-chuva da bolsa. e cai a pior tempestade dos últimos quarenta anos.

portanto, acredito que os motivos acima listados sejam suficientes para convencer os inventores, cientistas e projetistas a se empenharem em desenvolver qualquer aparato, tecnológico ou não, mais eficiente que o guarda-chuva. fica aqui registrado o meu apelo e minha esperança de viver em um futuro em que o guarda-chuva seja tão obsoleto quanto uma máquina de escrever.

5 comentários:

Anônimo disse...

cara... ri muito!
até a droga da capa é melhor que o guarda-chuva. apesar de ridícula, salva 90% do seu corpo de ficar molhado.
o blog tá ótimo. fiquei fã :)
bjs
marcia

Anônimo disse...

Hahahahahahhahahahaha.

Concordo!!!! Com tudo!!

Bjooos

Anônimo disse...

Amora, pra começar, não faz o menor sentido o cabo do guarda-chuva ser no meio, pq ou a pessoa fica de um lado ou de outro, ou na frente, ou atrás... Pra mim, o erro de projeto começa aí. O cabo deveria ser em uma das laterais, assim, vc teria toda a área do guarda-chuva para tentar se proteger. Mas na verdade, acho que o guarda-chuva deve ser usado juntamente com uma capa de chuva, assim vc protege o corpo com a capa e a cabeça com o guarda-chuva. Mas vou te dizer que guardar a capa molhada tb não é naaaada agradável... E carregar 2 trambolhos tb não é naaada prático.
Ai, ai... perdoem-me as plantinhas, mas chuva não serve pra nada além de molhar as roupas das pessoas e acabar com o bom humor qdo um carro passa numa poça e te molha inteira aaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

Ainda bem que hoje não choveu :)

Bjocas

Thiago Macedo disse...

O Guarda-chuva realmente guarda a chuva???

Unknown disse...

Todo mundo já perdeu o guarda-chuva, pelo menos uma vez na vida. Pergunto: para onde vão todos os guarda-chuvas perdidos?