devaneios sobre bethânia

no outro dia fui no show dela. muito bom, como já esperava, mas deixo para os críticos falarem mais sobre o assunto. o que eu não esperava era a tamanha falta de educação das pessoas. se eu tivesse ido a um show (?!) do chiclete com banana (espero nunca merecer esse castigo), teria uma idéia do naipe do público, mas achei que com a bethânia tudo seria diferente. se bem que me iludi, como ela tá com uma música na abertura da novela das oito, os classe ab sem-noção devem ter baixado lá para ouvir "copacabaaaana" ao vivo. não paravam de falar durante o show. meu povo, quer conversar, vai pra um restaurante! mas imagino que até o canecão esquece que seu principal negócio é ser uma casa de shows e dá uma restaurante mesmo, porque é um tal de garçom passando pra lá e pra cá irritante. se querem descolar um trocado vendendo comida, bebida e foto (e tem quem compre!), tudo bem, mas que suspendam o serviço durante o show! ou seja, tive que usar todo meu poder de abstração pra não achar que estava numa churrascaria de quinta com música (de primeira) ao vivo.

acho que não me concentrei suficientemente. ao longo do show, entre um olhar de cara feia e outro pros mal educados da mesa e do entorno, entre um suspiro de admiração e outro pelas músicas e pelo cenário, me peguei em alguns devaneios despropositados. comecei a pensar na pessoa maria bethânia. hoje em dia é muito comum os artistas exporem publicamente suas vidas, suas casas, o que pensam, o que fazem o que consomem, e até - quiçá principalmente - suas intrigas conjugais. tem uma gente pop-star cujas preferências eu devo conhecer mais que as dos meus amigos, de tanto que isso sai na mídia o tempo todo. mas a maria bethânia não é dessas, então fiquei curiosa. ela tem cara de ser durona, talvez até um pouco difícil de lidar. por outro lado, parece ser toda riponga, daquelas que nunca pisou num shopping. será que ela já pisou num shopping? quem será que faz as compras na casa dela? será que ela vai ao mercado? o que será que ela faz com o dinheiro que ganha? investe na bolsa? compra imóveis? doa pra caridade? se ela sai na rua (será que dirige ou tem motorista?), ela sai descalça? mas uma dúvida me intrigou mais do que as outras e não saiu da minha cabeça durante o show: será que a maria bethânia usa calcinha? e se usa, de que tipo? sei que são curiosidades sem o menor fundamento que só uma mente doentia como a minha poderia ter. sei também que são perguntas que nunca irão calar, porque jamais a maria bethânia vai falar sobre essas coisas em uma revista de celebridades (graças a deus!). ainda bem que eu posso usar minha imaginação fértil e ficar pensando nas mil possibilidades de resposta para essas dúvidas inúteis. ah! se eu acho que ela usa calcinha? talvez, ou aquelas sem elástico da trifil ou umas de algodão orgânico confeccionadas pelas rendeiras de santo amaro. pelo menos, fiz uma descoberta incrível de que temos uma coisa em comum: nós duas trabalhamos descalças!

e antes que eu me esqueça! ainda um outro pensamento bizarro ficou me rondando durante o show: pra mim, a melhor versão de maria bethânia é... didi mocó! impagável em sua interpretação de teresinha do chico, com mussum chegando do bar e dedé de galanteador. se a bethânia tivesse cantado teresinha no show acho que eu teria tido um delírio nostálgico e veria o didi na minha frente!

como disse o bruno, não morra antes de ir ver a bethânia cantar. mas, quando for, por favor, preste mais atenção na música e não fique pensando bobagem!

Um comentário:

Thiago disse...

A música "copacabaaaana" é a mais democrática! Ela pega desde as classes A até as classes B. Aliás, porque você não coloca letras maiúsculas depois dos pontos? É pegadinha ou preguiça mesmo de apertar o Caps Lock?

O blog tá ótimo!

Agora que já elogiei, quero pedir uma folga sexta-feira =D