você sabia? [curiosidades] :: a guerra dos navegadores

no fim dos anos 90 a internet estava se popularizando no mundo todo e as empresas de software do vale do silício na califórnia eram a bola da vez. a região estava para a época como florença foi durante o renascimento, ou seja, "o centro do mundo".

no olho do furacão se encontravam a já poderosa microsoft e a netscape. isso porque as duas protagonizaram a guerra dos browsers, que são a principal interface dos usuários com a própria rede, daí sua importância estratégica.

a netscape vinha dominando o mercado com seu navigator e tirava onda no silicon valley, e bill gates, claro, não estava achando a menor graça. assim, decidiu lançar mão de práticas escusas para empurrar seu browser, o explorer, goela abaixo dos consumidores. aos poucos a netscape foi perdendo participação, mas a pá de cal aconteceu quando o explorer passou a ser distribuído grátis com o windows, o sistema operacional dominante nos computadores do mundo inteiro. como a netscape dependia da receita da venda do navigator, não podia se dar ao luxo de distribuí-lo de graça.

no lançamento do internet explorer 4, bill gates achou engraçado ir cantar vitória no território do inimigo, por isso encomendou uma festa de arromba em são francisco, onde ficava a sede da netscape, para seus engenheiros e equipe de vendas. no fim da festa, os engenheiros já bem bêbados, notaram um "e", que é a logo do explorer, gigantesco no jardim, e tiveram uma idéia diabólica. pagaram um motorista, içaram o "e", que devia pesar algumas centenas de quilos, na capota de um caminhão. cheios de vaidade, budweiser e espírito de porco na cabeça, dirigiram até a sede da netscape e jogaram o "e" no meio da fonte que ficava na frente do belo edifício da concorrente derrotada.

[eu sempre preferi o netscape, porque na época em que banda larga não existia, ele era bem mais rápido que o ie. hoje em dia uso o firefox em casa e o ie no trabalho por força das circunstâncias. achei essa história engraçada porque ela ilustra bem o que a minha tia maria clara queria dizer quando falava que "quem governa o mundo é o espírito de porco".]


fonte: discovery channel

Nenhum comentário: