uma noite inesquecível no teatro municipal

a casa está cheia e a orquestra já entrou no palco. as luzes se apagam e todos esperam o convidado da noite, o pianista nelson freire. de repente os gritos ficam mais altos e eu percebo que não estão mais saudando os músicos. "luz!" e "médico" é o que eu ouço. a orquestra olha pra cima, vê a gritaria e confusão e não entendem nada, mas percebem que está acontecendo alguma coisa, por isso esperam. é um senhor que está infartando. chegam alguns médicos e um bombeiro e o levam em uma maca. ele estava sozinho. anunciam que o homem foi socorrido e passa bem. a orquestra começa a tocar. eu rezo.

eu não consigo focar só na música, apesar de estar gostando. penso em mil coisas, em como será a relação entre os músicos, como é o processo de trabalho deles, o que é valorizado, onde entra a criatividade, ou será a técnica o que mais conta? será que existe conflito de gerações com tantas diferenças de idade entre os integrantes? tenho vontade de estudar o grupo. penso nos filmes que quero ver. penso nas coisas que ainda quero descobrir. penso também em como a música pode ser um enigma para alguns, como eu, e algo orgânico pra tantos outros. penso ainda no que os outros pensam enquanto assistem(?), ouvem a orquestra.

na saída, um casal discute e quase sai no tapa. o lugar e o momento são impróprios, mas as pessoas já perderam o senso de adequação há muito tempo.

na mesma noite, no contexto da minha total ignorância sobre música clássica, descobri o que é um spalla. o spalla é o violinista principal da orquestra, aquele que dá o tom para todos os músicos, não só os do seu grupo de instrumentos e é subordinado apenas ao maestro.
e ninguém há de discordar que eu fiz essa descoberta da melhor forma possível:


[spalla da orquestra petrobras sinfônica, que acaba de pular direto para o número 1 da minha wish list.]


[p.s. espero que o homem tenha sobrevivido, que tenham chamado alguém da família dele e que ele esteja bem agora.]

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, esse menino não se chama Felipe?!
acho que é ele sim! Felipe!
beijoquitas