a defesa de uma árvore

já estamos em janeiro e provavelmente muita gente - notadamente os moradores da zonal sul "nobre"- respirou aliviada, afinal de contas a árvore da lagoa será desmontada. mas preciso confessar: eu sou a favor da árvore. não é que goste dela propriamente dita, pessoalmente a árvore me é indiferente. apenas acho cafona falar mal.

sim, o trânsito piora e o fluxo vindo da zona norte aumenta. e daí? qual é o problema em as pessoas buscarem uma diversão diferente, inofensiva e gratuita? o carioca adora tirar essa onda de povo democrático, que vive em um lugar onde os ricos e pobres se misturam, mas só quando convém. quando convém, o povo da zona sul atravessa o túnel e vai democratizar em alguma quadra de escola de samba na zona norte. agora ai de quem inventar de fazer o percurso inverso! sai pra lá, suburbano, cada um no seu quadrado! me cheira um pouco a nazismo, sabe? a "zona pura".

hão de dizer: imagina, o problema é o engarrafamento causado pela árvore! o engarrafamento dura dois meses. como se o rio não fosse suficientemente engarrafado em qualquer época do ano, como se a maior concentração de carros per capita não estivesse justamente na zona sul (talvez barra). imagine se os moradores da tijuca e vila isabel fizessem um abaixo-assinado (abaixoassinado?) para implodir o maracanã porque o trânsito fica impraticável todos os domingos e quartas do ano? não me parece razoável...

não sou hipócrita. é claro que eu acharia o mundo um lugar melhor se todos fossem bonitos, cheirosos e usassem roupas da osklen. mas seria um lugar melhor ainda se as pessoas fossem mais gentis, educadas, bem humoradas e sobretudo tolerantes.

Nenhum comentário: