acabou-se o que era doce

e como sempre, passou tão rápido mais uma visita de 01 e 02 à cidade. dias intensos, cheios de felicidade, barulho, choro, discovery kids, cantoria, nariz escorrendo e bricadeira.

***

descobri que o mundo se divide entre os que conhecem o barney (e naturalmente sabem de cor a musiquinha "amo você, você, você me ama, somos uma família feliz") e os que ainda acham que o barney é o companheiro do fred flinstone. os da primeira categoria, como eu, são os que têm a alegria de conviver com crianças. nós, desse time, temos um acordo tácito de ouvir e rir das gracinhas dos filhos alheios. elas provavelmente não despertam nenhum interesse, muito menos ternura, por parte daqueles que pertencem a outra metade. eu compreendo perfeitamente e não acho que essas pessoas sejam piores ou insensíveis. [isso é um pouco óbvio, mas tem gente que se sente ofendida se você não compartilha com elas as mesmas paixões]

de qualquer forma, vou contar a quem interessar possa, as últimas gracinhas da minha sobrinha, a 02, que está naquela fase de metralhar pérolas aos quatro ventos.

- brincos: quando 02 nasceu, eu dei, a título de presente de nascimento, um par de brincos, mas a mãe se recusou a furar a orelha da menina e disse que só o permitiria quando a própria tivesse discernimento suficiente para decidir usá-los. pois bem, 02, do alto dos seus dois anos é fascinada por brincos e já decidiu que quer "fuiá a oeia". mas o melhor mesmo foi quando ela olhou bem pra mim e disse que queria usar um brinco. eu perguntei "onde?" e ela respondeu "no nariz".

- os irmãos: 01 e 02 têm dois irmãos por parte de pai, joão e pedro, que moram aqui com a mãe e aparecem quando a família vem do maranhão. quando perguntaram a 02 quem estava no quarto (era joão) ela disse que era "o outro pedro".

- preguiça: 02 comia sozinha quando repente disse que a mão estava cansada. então começaram a dar comida pra ela, até que ela disse que a boca também estava cansada.

- palavrinha mágica: 02 está aprendendo a pedir as coisas "por favor". mas como é uma menina muito mandona, enquanto seus pedidos não são atendidos ela vai aumentando o tom de voz. assim, é comum ouvir 02 gritando educadamente "ME DÁ UM SUCO POR FAVOOOOOR!!!"

- a lógica infantil I: estávamos na rede quando eu mostrei a minha barriga e falei "olha o barrigão da dindoca!" e ela me mostrou a dela e disse "a lulu tem um barrigão pequenininho". na mesma linha, a mãe pergunta "você quer leite puro ou com café?" e ela responde "puro com café".

- a lógica infantil II: 02 vê numa revista um desenho de um personagem do toddynho e exclama "o nescau!". na mesma revista ela viu um desenho do yoda e disse que era o bicho papão.

- a lógica infantil III: uma das nossas brincadeiras era achar em um livro sobre a natureza a foto de um peixe colorido nadando entre as algas de um coral. para 02, o passatempo se chamava "pucuiá o peixe no macarrão".

- dando duro: 02 foi no meu trabalho um dia no fim da tarde e ficou que nem um pinto no lixo. viu vídeos variados no youtube (ela é capaz de ver o mesmo vídeo 80 vezes seguidas), ganhou biscoitos, brinquedos, cóllo kitty, e chocolates que separou para dividir com o irmão. brincou com o tigrão, desenhou e foi o centro das atenções. pobre 02, vai ficar com a ilusão de que trabalhar é divertido...

- nativos digitais: antes de irem embora, o pai de 02 prepara o terreno: "nós vamos embora pra nossa casa, mas vamos falar com a vovó pelo..." e ela "telefone!" e ele: "e como mais?"(crente que ela ia dizer no computador), e ela responde "pela internet!" (só faltou dizer pelo skype).

queria poder passar mais tempo com eles e registrar todas essas gracinhas, que as crianças sempre dizem e os pais esquecem de escrever.

alguém há de me perguntar: e 01? 01, apesar do seu sorriso lindo e do seus olhinhos vivos, ainda está lutando com a própria fala. já melhorou bastante e, se deus quiser, em breve também vai estar soltando muitas pérolas para colorir o jardim. e se desde pequeno ele já um ótimo ajudante de cozinha, dessa vez aprendeu a fazer pudim (já começou quebrando os ovos) com o cônjuge e a fechar pastel com a "tatita".

meu desgosto: vão conjugar bem o tu, mas falarão cantado, com sotaque maranhense. eu até gosto, mas no caso dos meus sobrinhos, fere meu orgulho de tiazona carioca. já basta 03 que vai falar paulistês misturado com sotaque pérnambucano.

última reflexão: como é bom estragar o filho alheio!... quer ir no mc donalds? dindoca leva! quer hello kitty? dindoca dá! quer mais chocolate? tá aqui, ó! é bem mais fácil e agradável dizer "sim" do que "não", ainda mais pra uma criança.

o peixe no macarrão

Nenhum comentário: