este mundo não me pertence

domingão na praia de ipanema: bem em frente do fatídico lugar onde o turista italiano morreu atropelado ao correr atrás de um ladrão há algumas semanas atrás, há uma manifestação pela "libertação dos animais". pra mim, soou como piada [de mau gosto].

***

eventinho de fim de ano da escola do sobrinho #1: vem uma senhorinha de muletas sentar. estou guardando dois lugares além do meu, mas do meu lado tem uma cadeira com uma mochila em cima. como o dono da mochila não se manifesta, pegamos a mochila e a senhorinha senta. no mesmo segundo uma velha pula e começa a gritar para a senhorinha de muleta: "esse lugar é meu! eu estou guardando esse lugar, ninguém pode sentar!" ficamos todos tão passados que a mulher que estava atrás cede a cadeira para a senhorinha. só que a cadeira fica atrás de uma pilastra e a senhorinha não consegue enxergar o neto. como, até onde se sabe mochila não tem olhos, a senhorinha resolve trocar de lugar com a dita-cuja, colocando a mochila na cadeira atrás da pilastra. eis que a velhota pula novamente repreendendo a senhorinha: "eu já falei que esse lugar é meu!". o sangue me sobe e eu falo: "minha senhora, a senhora pega a sua mochila e coloca aqui no meu lugar (um dos lugares que eu guardava era do lado dela), tá bem?" e falo para a senhorinha sentar mais para o centro da fileira. a senhorinha fala um "muito obrigada pela sua gentileza" irônico para a velhota, que finge que não ouve. a mochila continuou sentada e não chegou ninguém para o ocupar o lugar guardado por unhas e dentes pela megera. desejei ardentemente que naquele dia ela fosse atropelada e tivesse que usar andador pelo resto da vida. e que, obviamente, se deparasse com várias outras velhotas mal educadas do seu naipe pelo caminho.
no mesmo evento, pais, que deveriam voltar para o maternal para aprender noções básicas de educação, se acotovelavam como paparazzi diante da princesa diana para conseguirem tirar fotos dos seus rebentos. resultado: quem estava sentado só conseguiu ver uma multidão de babacas amontoados na frente do palquinho.

***

enquanto isso os classe-ab sem-noção continuam fazendo a festa no canecão. falam aos berros no celular durante o show, batem papo como se estivessem numa mesa de bar, gritam "lindoooo!" para o paulinho da viola como se fosse um show do wando, enfim... acho que só faltam jogar as calcinhas no palco. melhor não dar a idéia.

Nenhum comentário: