uma manhã feliz

sábado foi dia de ir ao saara. pra mim o segundo melhor lugar do mundo, depois do arpoador, é o saara. meu coração bate mais forte quando eu piso naquelas ruas. é o sangue libanês correndo nas veias.

[parêntesis para contar o laço afetivo com o saara: meu avô chegou no brasil ainda jovenzito, vindo do líbano com seu irmão. não falava nada de português, mas aprendeu na cara e na coragem, vendendo bugigangas como mascate. muito tempo depois ele conseguiu prosperar e finalmente abriu seu "lojinha" de artigos para enxoval, em plena senhor dos passos, de onde só saiu no dia em que morreu. hoje fico um pouco triste de ver o saara dominado pelos chineses e afins, mas ainda bem que restam uns poucos resistentes de descendência árabe.]

demos um longo passeio pelas ruas principais e transversais, de onde saímos com:

- guloseimas variadas da casa pedro, pagas com ticket-refeição;
- 2 panos de chão;
- 1 papai noel que sobe uma escada cantando uma música insuportável (era presente);
- 2 pacotes com pregadores em forma de bichinhos;
- 2 panos de chão;
- 1 pisca-pisca de laranjinhas (que se tornou minha maior obsessão da manhã, a ponto de eu não conseguir imaginar mais a vida sem um daqueles, que por sinal parou de funcionar no minuto seguinte que colocamos na tomada de casa);
- 1 espelho redondo, para um experimento decorativo;
- 1 ramalhete de flores artificiais para compor minha fantasia de vanessa da mata, na festa que aconteceria à noite; e
- 3 pacotes de gel de bolinhas, que parece ter se tornado a nova mania do saara, porque em cada esquina há um camelô vendendo isso. tratam-se de umas bolinhas que depois de um tempo de molho na água incham, e ficam parecidas com bolas de gude coloridas. pra que serve a gente não entendeu bem, mas achamos bonito e compramos 3 pacotes por 5 reaL.

pra completar, nos regalamos com duas esfirras, uma aberta e uma fechada, um churrasquinho de kafta, servido no meio da rua e uma laranjada no point mais tradicional da região: a pastelaria com azulejos de laranjinhas.

é ou não é a maior diversão?

Nenhum comentário: