milos :: férias para seus pés

hoje (sexta) viemos para milos em um aviãozinho minúsculo (para 40 pessoas) mas que tinha até, veja , serviço de bordo. o vôo foi curtinho, uma meia hora.

chegamos e petros, o dono do studio/pousada nos esperava no aeroporto (minúsculo). depois de deixarmos as coisas lá, fomos na agência de viagem do nikos (petros, nikos, estou me sentindo no elenco da novela belíssima) para resolver os detalhes da sequência da viagem e alugar um carro. vamos ficar com o carro alugado ate amanha as 2hs. talvez a gente alugue mais um outro dia...

que bom que dirigir é como andar de bicicleta: depois de tantos anos sem dirigir descobri que não esqueci como faz. no inicio fiquei um pouco insegura, mas depois peguei no tranco. aliás, dirigir aqui é muito gostoso, a estrada é tranquila e vazia, cheia de curvas e, de vez em quando aparece uma vista sensacional.

paramos na primeira praia, paliohori para comer. estamos desenvolvendo uma rm (resistência a mudança) gastronômica e comendo a mesma coisa - salada grega e lula frita todo dia. como vem muito e com pão, é suficiente. a praia tinha pedrinhas, mas não decepcionou.

a segunda praia foi uma tentativa frustrada de ir a tsigrado, que vista de cima parece ser incrível. não conseguimos porque é uma ribanceira medonha e no último obstáculo, depois de ficarmos inteiramente ralados, desistimos. após um momento de mau humor do cônjuge, fomos pra praia do lado, firiplaka, que é linda, linda. ficamos até o pôr-do-sol, como sempre, muito tarde.

aqui as casinhas são brancas, o mar azul, verde ou simplesmente transparente, a vida é mansa e a comida abundante. era a grécia que eu estava esperando e precisando depois desses anos sem férias.

compramos pão de azeitona e outras guloseimas pro nosso café da manha, no quarto temos geladeira, fogão e pia.

agora entendo perfeitamente a expressão "parece que fulano está falando grego". mas pior do que falar é ler. (mentalize dirigir com placas em grego!) meus 6 meses de grego clássico na malfadada faculdade de letras não serviram pra nada. mas aprendi a falar umas palavrinhas...

aqui é todo mundo nu e cada um no seu quadrado. são peitos, bundas e genitálias para todos os lados, mas tudo mundo muito civilizado. nos, mantivemos nossos trajes de banho, por enquanto :)

milos - (30/05) - 9.015 passos

atenas :: tempo rei

restou um dia só em atenas. começou com uma impressão melhor do hotel, um café da manhã honesto. saímos para fazer turismo frenético na acrópolis. andamos o dia inteiro vendo as ruínas e os principais pontos da cidade (monastiraki, agora, estádio da primeira olimpíada, tempo do zeus olímpico, plaka).

pra quem não gosta de ver ruínas, não tem muito sentido vir pra . eu gosto porque elas me fazem pensar sobre o tempo, além de que é emocionante.

almoço bem bom em plaka, acho que realmente vou adorar a comida grega.

é estranho estar num lugar onde não conseguimos entender nada do que está escrito nas placas, no mercado. temos que ser mais visuais, no sentido de escolher as coisas pela aparência. vai ser uma experiência engraçada.

amanha, depois dessa brevíssima estadia em atenas, vamos pra milos. agora estamos neuróticos com as datas e horários, porque perder 2 de 3 voos não é uma boa estatística.

aqui faz muito, muito calor, estamos com uma marca ridícula de camiseta.

ath (29/05) - 22.450 passos

barcelona :: quarta insana

pra quem estava achando que tudo estava certinho demais nessa viagem até agora, aqui vai uma história boa.

quarta-feira era dia de ir embora de barcelona, certo? errado! acordamos, arrumamos tudo e estávamos quase saindo para o aeroporto quando começou uma discussão sobre data. eu dizia que era dia 27 e eles afirmando categoricamente que era dia 28. então eu disse: "bom, se hoje é dia 28 nos devíamos ter ido pra atenas ONTEM". aí bateu aquele desespero quando confirmamos a verdade. sim, nos con-fun-di-mos a data da viagem e perdemos nosso vôo pra atenas.

eu sei, parece coisa de maluco e eu também acho, afinal a gente não é marinheiro de primeira viagem. assim, fica mais uma lição básica: sempre olhe mil vezes a data dos seus vôos e a data corrente pra não fazer esse tipo de trapalhada. a lição numero dois é: se acontecer uma merda desse tipo, tente não se aborrecer tanto a ponto de estragar o resto da viagem. na condição de turista e brasileira, achei por bem seguir o conselho da ministra que é especialista no assunto e relaxar.

mas isso depois de muitas horas andando freneticamente pra cima e pra baixo no aeroporto de barcelona, tentando comprar a passagem, tentando acessar a única internet do aeroporto, de onde um tarado que procurava mulheres russas no computador não saiu por horas, tentando resolver as coisas por telefone. conseguimos comprar uma passagem pra atenas saindo às dez da noite do mesmo dia. restou a tarde, em que voltamos pra barcelona resignados e ficamos passeando desiludidos pelo port vell.

o dia foi terminar às 4 da madrugada, depois de um vôo infernal (uma criança berrava no banco da frente, a outra chutava nossa cadeira no banco de trás) quando finalmente chegamos no hotel em atenas, que fica na zona de baixo meretrício da cidade. foi um pouco assustador, mas o cansaço falou mais alto que tudo e desabamos na cama.

bcn (28/05) - 25.116 passos

barcelona :: domingo, segunda e terça

(resumo do resumo dos dias em barcelona)

domingo

dia todo de chuva. pegamos o funicular até montjuic para a fundació miró. não deu pra conhecer a área por causa da chuva. descemos até o palau nacional/mnac, só deu tempo de ver uma sala (do período românico) porque o museu, que é gigantesco, fechava às 2:30 no domingo. tentativa frustrada de almoço no los caracoles. mau humor de fome, volta pra casa. à noite fomos encontrar c & r, nossos amigos vindos de paris. finalmente conseguimos jantar no los caracoles, finalmente paella. depois, passeio nas ramblas até o port vell.

***

museu miró: exposição muito interessante, o tema era a nova china. acho que essa exposição esteve já no ccbb. a curadoria foi eficiente, conseguiu pinçar obras de diferentes artistas e distintos meios e formas de expressão, mas que no todo fizeram um sentido. exposição vertical sobre o tema.

coleção miró: assim como no picasso, horizontal, conta a trajetória do artista. muita vida, principalmente quando paradoxalmente ele já estava nos últimos anos. gostei muito de uma foto sua, já bem velho, mas com um sorriso e um olhar cheios de vivacidade. um artista não se faz do dia pra noite. lembrei tanto da minha irmã, que teria adorado. aliás, acho que ela vai adorar barcelona. não sei explicar muito o que faz a gente gostar dessa ou de qualquer cidade, porque a opinião vai ser invariavelmente subjetiva e única. de barcelona pode-se falar da arquitetura. acho pouco, mas também não consegui encontrar as palavras certas para dizer o que me fez gostar daqui.

bcn (25/05) - 23.109 passos

***

segunda

encontro com c & r de manhã. catedral, gótico, passeig de gracia - prédios incríveis. visita à casa milá (ou la pedrera) de gaudí. mais um contato de perto com esse arquiteto iluminado. almoço bem honesto (bufet de saladas e pratos quentes + sobremesa + bebida + café = 8.95) na rambla catalunya. m. encontra com a gente, vamos ao parc guell. lindo e merecidamente cheio de turistas. volta para praça catalunya. queijos & vinhos em casa com nossos anfitriões.

bcn (26/05) - 18.418 passos

terça

sagrada família de manhã. de babar. almoço bem bom, bonito e barato no la fonda com c& r. montjuic de novo à tarde, dessa vez com sol. castelinho, teleférico, vila olímpica. aproveitamos para ver o restante do mnac. a parte do modernismo é a melhor, valeu pelos móveis e acessórios da época e por três telas do picasso. descemos e fomos direto para o inopia, um bar de tapas famosinho. bom demais. fim de tarde (às 20:30) na barceloneta.

bcn (27/05) - 28.044 passos

***

resultados das explorações de comidas exóticas e/ou locais de barcelona:

cava - espumante daqui
jamón serrano = presunto parma
fuet - tipo um salame branco por fora
butifarra - tipo uma linguiça
batatas bravas - fritas com uma salsa picante
fideuá (prato típico da catalunha) - macarrãozinho bem fininho com um molho escuro, lulas (segundo meu anfitrião deveria ter mais mariscos) e uma salsa de alho que você mistura um pouco no prato
bocadillo - sanduiche - ok, esse é normal, mas o de butirarra com cebolla da champanheria era simplismente sensacional
croquetas - no inopia elas competem sério com os salgados do bracarense.
bomba - tipo uma coxinha recheada de carne com salsa picante
pan con tomat - pão com bastante azeite e tomate ralado
xocoa - loja "gourmet" de chocolate
suco rosa de uma fruta exótica rosa com uns "espinhos" e coco - tomei na boquería por 1 euro

saudades e malas prontas para a próxima parada.

barcelona :: turismo frenético

ontem esqueci de dizer que comprei duas coisas no mercado: cerejas - amo, adoro, aqui são tão baratas e shampoo/condicionador, que é mais uma das minhas estranhas manias, minha irmã sabe.

***
como ontem não fizemos muito turismo, o dia hoje foi de tirar o atraso. tem essa coisa genial de ter sol até nove da noite, o que faz com que o dia renda muito. começamos pelo arco do triunfo, parc da ciutadella, born e museu picasso. sempre ouvi que o de barcelona era bem melhor que o de paris mas, sinceramente, discordo. gostei da casa do daqui, da historinha em ordem cronológica, mas achei que faltou coisa.

depois, andamos até onze da noite com nossos amigos, que são dotados de imensa paciência para ainda turistar com a gente depois de tantos anos de barcelona.

lugares: gótico, born, ramblas, boquería, raval, rambla catalunya. almoço no il passatore. cerveja no ovella negra. pulinho no bosque das faldas. tentativa frustrada de comer tapas gostosas num lugar que não lembramos o nome.

estou cansada demais pra dizer coisa com coisa, mas aproveito a internet e, maravilha, o teclado em português. escrevo pra lembrar o que fiz depois. minhas impressões, preciso de um tempo para digerir.

bcn (24/05) - 21.151 passos

dia de férias :: barcelona

hoje acordamos quase uma da tarde. ok, você deve estar pensando, por-ra tá em barcelona e dorme a manhã inteira?! mas eu respondo, ré-lou?! estou de f-é-r-i-a-s! como o primeiro dia oficial de férias (ontem passeamos mas foi um dia em trânsito), achei que tinha o direito de dormir e flanar sem muita obrigação.
saímos e fomos logo resolver a função da máquina. só não contávamos com a longa siesta dos espanhóis, que dura até cinco da tarde. ou seja, quase tudo fecha. andamos muito tempo nos arredores da praça catalunya, até que a mari veio encontrar com a gente. levou mais um tempão até comprarmos finalmente a câmera. de lá, pegamos o metrô e fomos na champanheria, na barceloneta, um lugar bem legal, um estilo bar brasil mas sem mesas e completamente translotado de gente. lá se comem uns sanduíches ótimos com um espumante surrealmente barato (o meu rosado foi 0,6 c a taça). depois caminhamos bastante pela barceloneta, a "copacabana" daqui, até a praia do porto olímpico. aí passamos num shoppinzinho chamado icaria onde fomos ao mercado, comprar coisinhas pra fazer o jantar.

***

ler catalão até que não é difícil, mas não dá pra entender quase nada quando eles falam.

***

hoje em dia é meio entediante fazer compras no mundo globalizado. me lembro de ter ficado maravilhada na minha primeira vez no mercado no "estrangeiro". depois, ir ao supermercado em qualquer país virou tradição. hoje eu me dei conta que as marcas são todas iguais. há novidade, claro, mas a seção de higiene, por exemplo, é tão parecida com a nossa - exceto pelo tamanho das embalagens, que aqui são gigantes. fiquei um pouco decepcionada, a globalização tira a alegria das crianças.

bcn (23/05) - 22 passos (deixei o celular em casa :-p)

lisboa-bcn

pra variar, foi aquela correria pra sair de casa e chegar no aeroporto. felizmente, tudo certo. vôo lo-ta-do, depois eu digo que a europa é a nova região dos lagos e nego ri. me senti na própria 1001. a diferença foi a comida quentinha e o vinho que me fizeram dormir quase que instantaneamente. é um dom isso de dormir em viagem, eu acho.

****
como era esperado, assim que chegamos em lisboa fomos informados que perdemos a nossa conexão pra barcelona. o bom foi que já estávamos preparados pra isso, assim não nos aborrecemos. pelo contrário, aproveitamos a manhã para pegar um ônibus e dar uma voltinha pelo centro de lisboa. me pareceu uma graça de cidade, apesar da chuva que caía sem parar. quero voltar um dia com calma. andamos do centrinho até o castelo de são jorge. na volta, paramos numa missa emocionante na sé. era corpus christi e a igreja estava lotada. confirmei que sou uma boa duma carola e adoro uma missinha. pena que não deu pra ficar até o final...
de volta ao aeroporto almoçamos com o voucher da tap e fomos embarcar pra barcelona.

lisboa (22/05) - 14.594 passos

****
tirando o lance da perda da conexão, que acabou sendo bom, deu tudo certo. não fizemos imigração na espanha (só em portugal), nossas malas chegaram inteiras (só não sei se eu trouxe a máquina digital, ou se pegaram na minha mochila aqui), o que também não é um grande problema, só uma desculpa a mais pro cônjuge comprar uma nova.

amanhã vamos começar a desbravar a cidade.

pé na estrada

malas prontas: eis duas palavrinhas que me enchem de expectativa.
frio na barriga. será que as malas estão prontas mesmo?
é amanhã!
até concretizar meu projeto de um dia ser ricardo freire quando crescer, ainda continuo sentindo essa alegria infantil na véspera de qualquer viagem.
se der tempo, passo por aqui pra contar as boas novas dos jardins do velho mundo.

homem primata

sabe uma coisa que eu acho incrível? como a gente é muito mais bicho do que julga ser!

meus instintos é que me lembram disso de vez em quando. eles chegam pra mim e dão aquele toque: ei, 'ser racional', acorda, desce daí! então eu me reenquadro ao reino a que pertenço.

vivenciei isso no outro dia, quando de repente me vi cheia de um orgulho vaidoso ao observar o cônjuge brincando com 01 e 02. logo eu, que não tenho nenhuma convicção de que um dia sequer vou procriar, vendo o jeito dele com crianças, me senti segura de que tinha feito uma boa escolha.

mim, fêmea, escolheu o macho certo pra chamar de seu. uga. buga.

insônia

alívio de ter conseguido resolver muitas pendências. aflição de ainda ter tantas outras pela frente. ansiedade pelo bom porvir. saudades do deleite que passou tão rápido.

é deitar e ficar de papo com o travesseiro, repassando o dia de amanhã, revivendo diálogos em que gostaria de ter dito outras frases. é a hora do checklist mental, que não serve de nada porque os pensamentos não seguem o fluxo normal da autopista, nessa hora eles são meros carrinhos de bate-bate. é remorso e culpa de saber que o seu corpo vai te cobrar estas horas de sono logo ali, no dia seguinte. no meio daquele remoer de indecisão entre levantar de uma vez e dar mais uma chance ao sono, você decide que fica. e então ela vem: ela, A GRANDE IDÉIA. aquela idéia, que nunca ninguém teve, que é simples e revolucionária, aquela idéia que, se não vai resolver seus problemas em pouco tempo, pelo menos te dará grande satisfação ao dividí-la com o mundo. e aí você, gênio instantâneo, decide que zzzzzzzzzz...

[para mal de insônia eu costumo rezar ou inventar histórias. já dormi muitas vezes com a grande idéia. hoje nem tentei.]

desejo & reparação

tenho a impressão de que eu sou a única pessoa, dentre as pessoas em cujo senso estético eu confio, que não gostou de "desejo e reparação". diante do placar tão favorável ao filme, fico até com vergonha que confessar que eu achei chato, muito chato.
pois achei.

alegría!

01 e 02 estão na área. vieram passar a semana e comemorar o aniversário de 01, que cai na quinta. poderia ficar aqui falando do meu novo amor, do bi-campeonato do flamengo, das férias que se aproximam. mas, por enquanto, dá licença que eu vou é aproveitar aqueles dois porque não existe alegria maior.

a maçã e eu

eva mordeu a maçã e foi expulsa do paraíso. quem poderá culpá-la? a maçã era deliciosa.
eu mesma achei que isso nunca aconteceria comigo, que toda essa apologia, esse frenesi, era coisa de desocupado. como sempre, paguei a língua. dei a primeira mordida e agora estou irremediavelmente apaixonada.

[ultimamente ando muito apegada aos objetos]