se não funcionar

com o hortifruti, posso ceder os direitos das minhas idéias para uma comissão de feirantes. assim, faço uma boa ação e ainda por cima não desperdiço o sensacional "o senhor dos pastéis" - inadequado para o hortifruti que não comercializa o acepipe.

quando eu crescer, quero ser publicitária

eu confesso: adoro as campanhas do hortifruti, desde a "cascas" ao atual "clássicos do hortifruti" (pra quem não tem idéia do que eu estou falando - evidentemente não mora no rio - é só fazer uma busca no google para saber do que se trata). já se falou muito sobre isso por aí, as campanhas que fazem trocadilhos com as frutas e legumes são do tipo ame ou odeie. eu sou do time dos que amam.
só que essa semana eu passei do limite. estava entediada no ônibus de volta pra casa quando fui impactada pela milésima vez com o genial outdoor do "limão impossível 3 - um vírus letal, só a vitamina c poderá detê-lo", da série "clássicos do hortifruti". o "limão impossível" sucedeu o blockbuster "a incrível rúcula" e o clássico "e o coentro levou". então coloquei minha mente diabólica para pensar nos próximos lançamentos para o hortifruti. e desde então não consigo mais parar.
é com um misto de enorme orgulho e constrangimento, que eu apresento a minha lista para a próxima temporada:

- pimentão valente
- a hortaliça rebelde
- alfacinhos por natureza
- folhosos e leguminosos
- picnic
- x-manga (adorei!)
- love chicória (acho que esse não ficou muito fácil de entender, se eu fosse cliente não aprovaria)
- top grão (milho, ervilha e vagem)
- o advogado do quiabo
- o poderoso melão
- beleza tropicana (achei fraco)
- tropa de aliche (ok, aliche não é um hortifruti mas o trocadilho é irresistível)
- dona couve-flor e seus dois palmitos
- king coco
- a berinjela da tarde
- identidade brócolis (não gostei muito)
- laranjada mecânica
- tomatrix (meu favorito)

não é genial? acho que vou mandar minha pasta pro dono do hortifruti, quem sabe eu não entro para a tão sonhada carreira publicitária?

visão de deus

dizem que deus é um ser iluminado. eu imagino que, além de iluminado, deus também é moreno.

visão do inferno

é contra os meus princípios acreditar que o inferno seja um lugar quente. na minha idéia, o inferno é um buraco frio e úmido e o diabo, uma criatura pálida esverdeada, com mofinhos na pele. o inferno fede a calça jeans que não secou direito.

o paradoxo da esquina

na nossa língua portuguesa, tão rica em figuras de linguagem, cunhou-se a expressão "esquina do pecado". ora, não existe local mais impróprio para pecar! não por questões morais, mas tão somente por um fator estratégico. em uma esquina, aquele ou aquela que está fazendo o que não deve fica muito mais vulnerável, já que as chances de ser descoberto em atividade detratória se multiplicam por dois, quiçá por quatro, no caso da esquina em questão estar localizada em um cruzamento.
mas aí eu pergunto: existe lugar melhor no mundo para se cometer o pecado do que em uma esquina?

esquinas

os personagens são outros, as esquinas em bairros diferentes, mas a cena é a mesma. estou passando, de carro ou de ônibus, na velocidade de quem não está a pé. então eu vejo: ele, em pé, alheio, quem sabe apressado, quem sabe atrasado, quem sabe em que coisas pensa.
a cena toda dura menos que três segundos, mas fica tão impressa no meu pensamento que toda vez que eu passo naquela esquina fico esperando que ela se repita, exatamente como na primeira vez.

torcicolo

é querer virar o pescoço e não poder.

sobre o tempo 1

venho pensando que quando a gente diz que está sem tempo, na verdade está sem espaço. o que nos falta não é um espaço físico propriamente dito, mas um território virtual para se encaixar determinada atividade. você ocupa sua cabeça, seu tempo com umas coisas, sobra pouco espaço pra outras. o tempo está ali.
depois falo mais sobre isso, agora infelizmente estou sem espaço para discorrer sobre minhas teorias acerca do tempo.